Tudo sobre dinâmicas de grupo

Dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo pode ser uma boa alternativa para a sua empresa, podendo ser executada em diferentes momentos, seja no recrutamento ou em algum treinamento interno. Através dela, você pode extrair ideias ou promover o envolvimento dos funcionários.

Também por meio da dinâmica de grupo, a sua empresa pode aprimorar a criatividade dos funcionários, aumentar o engajamento, a motivação, e ainda melhorar o clima organizacional e as práticas de gestão de pessoas.

 

Afinal, essa atividade simula o comportamento e reações das pessoas em situações semelhantes às do dia a dia, permitindo uma análise mais completa dos profissionais.
Luis Pickford

A dinâmica de grupo não é uma atividade nova, nem está desatualizada: está sempre em ascensão. Existem dezenas de métodos capazes de avaliar a pessoa e o profissional nas mais diversas situações.

Para as empresas, a dinâmica tem tudo para contribuir ativamente para o seu crescimento – desde o processo de seleção até as ações de engajamento e motivação.

E, para que você entenda como usar a dinâmica em benefício da sua empresa, preparamos este texto com vários exemplos dessa prática.

 

O que é dinâmica em grupo?

A dinâmica de grupo em uma empresa é um exercício que visa extrair ou disseminar conhecimentos específicos aos participantes. No entanto, algumas habilidades são valiosas para que sua empresa alcance excelentes resultados na prática.

Através da dinâmica de grupo da empresa, as seguintes tarefas podem ser realizadas:

  • contratações;
  • treinamentos;
  • maneiras de ampliar a motivação;
  • novas técnicas para desenvolver a criatividade;
  • o clima organizacional;
  • o engajamento dos colaboradores.

A princípio, a dinâmica de grupo não parecia ser um exercício promissor para a participação dos funcionários, mas os pesquisadores aprenderam que, se usada de maneira adequada, é um dos incentivos mais eficazes no trabalho.

Se você acha que a dinâmica de grupo é apenas uma ferramenta para recrutar e selecionar novos funcionários, você está enganado.

Esta é uma maneira poderosa de garantir total integração e alinhamento com os objetivos da empresa.

Veremos também diversos exemplos de dinâmicas de grupo utilizadas em processos seletivos, que podem ser adaptadas a outras peculiaridades, como motivação e estímulo à criatividade.

Por que promover dinâmicas na empresa?

A dinâmica em grupo, quando bem implementada e parte de uma estratégia, pode trazer excelentes resultados para a empresa. Isso porque apresentam inúmeras vantagens e são flexíveis, ou seja, podem ser realizados em momentos e formas diferentes.

Separamos algumas que mais se destacam. Veja a seguir:

Melhoria do clima organizacional

A dinâmica em grupo também ajuda a melhorar o clima organizacional se utilizada pelos colaboradores da empresa, ao facilitar a interação entre equipes de diferentes setores, inclusive contribuindo para a melhoria da entrega de dados ou mesmo do relacionamento em geral entre equipes próximas, como marketing e vendas.

Integração de funcionários

As dinâmicas também são uma excelente forma para integrar times e novos funcionários.

Isso porque o seu principal objetivo é trabalhar o relacionamento interpessoal por meio da compreensão dos diferentes perfis e desenvolvimento da comunicação de qualidade entre os integrantes.

Identificação de habilidades

Antes de um processo de recrutamento e seleção, caso a empresa utilize a gestão por competências, é realizada uma pesquisa sobre quais habilidades o novo funcionário deve possuir para preencher uma vaga.

E uma das melhores maneiras de identificar essas competências é por meio de dinâmicas de grupo aplicadas a candidatos. Dessa forma, fica mais fácil identificar quais são os profissionais que atendem aos requisitos, uma vez que a dinâmica costuma simular situações reais nas quais tais habilidades são essenciais.

 

Melhoria na comunicação

Além do relacionamento interpessoal, é evidente a melhora na comunicação entre pessoas e equipes que passaram por dinâmicas de grupo para esse fim.

Assim, os colaboradores podem se empenhar mais para se entenderem ou serem mais empáticos, por exemplo, contribuindo para a melhoria da comunicação interna, resultando em um ambiente de trabalho melhor e transparente.

Treinamento de habilidades

Por meio das dinâmicas, também é possível determinar quais são as competências que os colaboradores carecem.

Se forem habilidades que podem ser desenvolvidas entre os colaboradores, a área de gestão de pessoas realizará treinamentos para eliminar essa diferença e tornar a equipe mais apta para a execução das tarefas.

Também é possível realizar dinâmicas de grupo com o objetivo de estabelecer a formação teórica e promover a compreensão dos funcionários, fornecendo exemplos práticos ou exercícios simulados de conteúdos ministrados anteriormente.

 

Deixe um comentário